Mudando os acabamentos, muda tudo!
- Lorena Valverde
- 6 de fev. de 2019
- 4 min de leitura
Hoje vou falar sobre dois projetos específicos que curiosamente compartilham dois elementos muito importantes em comum: mesmo cliente e mesmo espaço. Há três anos atrás fiz o projeto para um apartamento para aluguel, o cliente queria alugar o quarto e sala que havia acabado de adquirir para temporada.
Inspirada pela localização ( o apartamento está num edifício residencial na Barra em frente ao mar, um dos bairros onde se hospeda uma grande quantidade de turistas em Salvador) sugeri que pensássemos numa decoração tipicamente baiana, tendo como principais cores o branco e azul, principais matizes presentes na nossa bandeira e nas principais manifestações populares soteropolitanas, como a festa de Iemanjá e a Lavagem do Senhor do Bonfim.
Proposta aceita pelo cliente, fiz algumas alterações no espaço para melhorar a circulação e a qualidade dos ambientes: integrei a varanda e reduzi o quarto para ampliar a sala, substituí o revestimento do banheiro e troquei as bancadas da cozinha e da área de serviço, além de criar uma bancada americana para servir de suporte á cozinha.

Solução final de layout (disposição dos móveis no espaço) aprovada pelo cliente para o apartamento
O apartamento ficou bem amplo e com espaço para várias atividades importantes: estar, jantar, trabalhar e descansar.

A decoração made in Bahia tomou conta deste apartamento

O painel ripado esconde a porta de acesso ao sanitário

A mesma estratégia do painel foi reproduzida para esconder a porta do quarto.
Destaque para os pratos na parede pintados à mão

A cerâmica bege do sanitário foi substituída por um porcelanato com textura de madeira que trouxe mais aconchego ao espaço

A cozinha também recebeu o toque de azul e branco com o revestimento geométrico da Pointer Revestimentos

Quadros com obras de Athos Bulcão compõem a cabeceira

Colares e livros comprados no Mercado Modelo para compor a mesa lateral

A mesa de jantar escolhida foi a Saarinen com tampo em Supernano feito sob medida
O que eu não imaginava é que esse mesmo cliente me procuraria quase três anos depois com o seguinte pedido: "Lorena, quero que você reproduza aquele projeto que você fez pra mim em outro apartamento que comprei na mesma coluna, pois ele tem exatamente a mesma divisão espacial que o outro, mas agora eu vou morar lá. É porque eu gosto muito daquele apartamento que você fez, por mim a gente não precisa mudar nem os quadros, não mudaria nada.''
Claro que é extremamente gratificante para o profissional um ótimo "feedback" sobre o seu trabalho, mas imediatamente pensei que essa não seria uma boa solução para ambas as partes. Primeiro porque para o cliente não seria nada interessante possuir dois imóveis no mesmo edifício completamente iguais, além de monótono não correspondia a identidade do meu cliente, visto que o apartamento foi todo idealizado especificamente para o público-alvo dele, turistas.
Apesar de relutar de início a ideia, sugeri a ele que poderíamos sim manter a mesma solução espacial (isto é, a mesma disposição dos móveis, divisão de paredes) que havia pensado para o primeiro apartamento, mas que teria que mudar completamente os acabamentos para dar uma cara nova ao espaço que fosse mais compatível com ele.
Depois de muitos testes propus ao cliente como principais acabamentos a cor azul (exigência do cliente para o projeto, já que é a sua cor preferida) e a madeira (MDF amadeirado, neste caso). Esteticamente o resultado foi completamente distinto ao outro apartamento, mesmo a planta sendo exatamente a mesma. Acontece que a atmosfera do lugar é completamente diferente, pois representa a identidade do meu cliente, os seus gostos, hobbies, etc.

Apesar de o papel de parede ser o mesmo do primeiro apartamento, a composição e a estética são completamente diferentes

No lugar do branco, a madeira dá o toque ao painel ripado e ao móvel da TV

O fundo azul disfarça a bancada no mesmo tom e compõe com a paisagem

O sanitário teve a cerâmica substituída por um porcelanato imitando mármore. Como o cliente precisava de mais espaço para guardar itens de higine pessoal, fizemos armários embutidos com espelhos.

A cozinha recebeu um revestimento azul para integrar visualmente todo o espaço, tendo como principais matizes o azul e a madeira freijó.

Como o cliente é apaixonado por natureza, na cabeceira usamos um políptico com uma fotografia de Rui Rezende.

O preto e o dourado entraram como elementos pontuais e elegantes na decoração

Mesa de jantar bem "clean" O tom da madeira é bem mais claro do que o primeiro apartamento
Imagino que vocês estão se perguntando se o cliente ficou satisfeito, não é?! Para a minha felicidade sim, ficou extremamente feliz com o resultado!
" A casa é identidade, impressão digital. Se não for assim, vira cenário, não vira lar. Não é morada, é moradia. A roupa e a casa são chances de criar marcas pessoais e estilos de vida."
Com esse post quero ressaltar a importância do profissional arquiteto na transformação dos espaços. Através das nossas habilidades técnicas podemos projetar num mesmo espaço, ainda que idênticos estruturalmente, realidades e gostos completamente diferentes que estão diretamente ligados a personalidade e ao estilo de vida do nosso cliente. Projetar um espaço é traduzir em matéria os sonhos e desejos mais profundos dos clientes.
Espero que tenham gostado! Vocês podem ver mais fotos de ambos os projetos aqui pelo site: o primeiro apartamento é o Expresso 01 e o segundo é o Expresso 03.
Comments