Exemplo prático: repagine a sua casa gastando pouco
- Lorena Valverde
- 16 de jan. de 2019
- 4 min de leitura
Início de ano, nada melhor do que dar uma renovada no ambiente e colocar novas energias em circulação, não é mesmo? Mas aí bate aquela dúvida: reformo ou não? O medo de investir em tempos difíceis surge e pode lhe atrapalhar a pôr em prática suas ideias. Por isso hoje venho mostrar através de algumas dicas que é possível realizar uma bela mudança no seu espaço mesmo se a grana estiver curta. Vamos a elas!
Pra facilitar, vou ilustrar esse post com o exemplo prático de um projeto que fiz há alguns anos atrás.
Pedido do cliente: repaginar um flat de aproximadamente 40 metros quadrados sem ter que construir/demolir nada com curto prazo (quanto mais tempo de reforma maior prejuízo, já que o flat lhe traz renda através de aluguel por curta temporada).
Adesivos de azulejo na cozinha
Além de baratos, estão disponíveis em várias cores, estampas e estilos em diversos fornecedores. E o melhor: você mesmo pode executar a instalação dos seus! O único cuidado que se deve ter aqui é quanto ao assentamento desses elementos sobre algum revestimento existente, pois a depender da consistência do adesivo é recomendável emassar a região antes de começar a transformação.
O que eu fiz no flat: Na parede da cozinha usamos azulejos adesivos com padrão geométrico da Istick. Bastou emassar o revestimento existente para aplicar de forma bem rápida e prática o novo revestimento.



As cores trouxeram vida e modernidade ao espaço
Novos quadros para decorar
Adoro quadros e acredito que obras de arte são muito bem vindas quando queremos dar um toque de beleza e acolhimento ao nosso espaço. Atualmente os posters com artes digitais e fotografias tem sido muito utilizados, não só por conta da grande quantidade de opções disponíveis como também pelo baixo custo. Composições com tamanhos e temas variados podem tornar o ambiente muito mais interessante visualmente, não hesite em misturar!
O que eu fiz no flat: Mesclei fotografias e posters para compor o flat em harmonia com a paleta de cores que idealizei na composição. A ideia era criar um clima descolado.

Novos quadros da Colab 55 e fotografias da Câmara Solar dão cara nova ao cantinho que antes era totalmente sem cor.
Novas almofadas para o sofá
Além de enfeitar o ambiente as almofadas trazem mais conforto para quem vai utilizar o sofá. Um novo arranjo de almofadas pode causar o mesmo impacto na sua casa quanto a ideia de trocar de sofá. Estampadas ou lisas, elas dão “a cara” do móvel. Uma boa dica é tentar alinhar essa composição à mesma linguagem dos quadros que você irá colocar.
O que eu fiz no flat: Como o cliente não queria trocar o sofá que na minha opinião não tinha uma estética muito atraente, escolhi almofadas na Colab 55 (www.colab55.com) em harmonia com os quadros que deram um "up" no mobiliário.


Revestir as paredes em espelho foi uma forma de trazer mais leveza tanto para quem estivesse sentado no sofá ou na mesa de refeições.
Objetos decorativos
Eles fazem toda a diferença e devem ser escolhidos de acordo com o perfil de cada um. Apesar de ser um tema muito vasto (porque podemos utilizar praticamente qualquer coisa pra decorar), existem alguns itens básicos que não podem faltar como: porta retrato, livros, vaso para flores, esculturas ou bibelôs.
O que eu fiz no flat: Compramos alguns itens decorativos e novos mobiliários em lojas de autoatendimento como a Tok & Stok e a Etna, por exemplo. Trocamos os pendentes existentes pelo pendente Átomo da Tok & Stok, colocamos um novo abajur ao lado da cama e trocamos as cadeiras existentes por novas cadeiras para a mesa de refeições que foram compradas numa loja online de móveis.

Que tal dar uma nova cor ou textura para a parede principal do cômodo?
Pra não ter que sair modificando o cômodo inteiro, você pode optar em destacar uma das paredes com uma nova cor de tinta ou um revestimento como o papel de parede, por exemplo. Trata-se de uma intervenção simples que pode mudar completamente a cara do seu espaço. Só tome cuidado para deixar as outras paredes em tons neutros que tenham a ver com a cor ou com o revestimento escolhido.
O que eu fiz no flat: Como o flat era todo branco, optei pela aplicação de um papel de parede ao fundo do sofá e do quarto com textura de tijolinhos para dar um toque diferente ao fundo. Por ser de aplicação prática e limpa, preferi o papel de parede a pintura.


A nova cortina ao fundo além de proteger do sol e dar maior privacidade também deixou o ambiente mais organizado.
Reforme o mobiliário existente, faça pequenas e significativas mudanças
Muitas vezes estamos convictos de que determinada peça ou móvel não mais deve pertencer à nossa casa – ou porque não combina mais com o estilo ou decoração que queremos adotar para o nosso lar ou simplesmente porque enjoamos. Acontece que uma pequena reforma no móvel pode adequá-lo às suas novas necessidades e dessa forma você terá uma nova peça sem gastar muito!
O que eu fiz no flat: A marcenaria do apartamento já era toda branca. Já havia um tubo de aço que sustentava a TV que poderia ser rotacionada ora para a sala, ora para o quarto. Achava esse tubo muito esquisito e para disfarçá-lo desenhei um painel ripado com a parte do meio móvel para permitir a mobilidade da TV. Fiz um painel cabeceira em madeira para dar um aconchego, prateleiras em forma de cruz para compor com o papel de parede e um criado mudo azul, tanto para dar apoio quanto para trazer cor para o ambiente. Além disso, criei uma prateleira para apoiar os quadros acima do sofá e fiz um acabamento para fixar o microondas no móvel existente.


Também trocamos a cadeira da bancada por uma mais moderna e colocamos na parede toda branca da cirlucação um díptico com uma foto do mar para trazer uma ambiência agradável a quem estivesse sentado no sofá.

A produção do novo criado feita apenas com um arranjo de suculentas, dois livros e esse abajur da Tok & Stok deu outra cara ao quarto.
Até a próxima!
Comments