top of page

Como planejar bem a sua cozinha?

  • Lorena Valverde
  • 15 de dez. de 2018
  • 7 min de leitura

A cozinha é sem dúvida um dos ambientes que mais exige cuidado no projeto de uma residência. Em relação ao tamanho total da casa trata-se de um ambiente relativamente compacto que abriga diversas funções: armazenar, preparar, cozinhar, comer, etc. Isso sem falar na quantidade de utensílios de cozinha e eletrodomésticos que na era gourmet só crescem, num sentido completamente inverso ao espaço. A solução é buscar uma boa ajuda profissional para orientá-la no planejamento da sua cozinha e fazer dela um espaço bonito e funcional! Hoje vou dar algumas dicas que podem lhe ajudar nesse processo.

Como eu uso a cozinha?

É fundamental que você tenha uma boa noção não só de todas as atividades que acontecem na sua cozinha mas também a maneira como elas acontecem. Cada pessoa/família possui hábitos alimentares e rotinas diferentes e isso interfere diretamente na organização do espaço. Tenha essas ideias organizadas da forma mais clara possível e isso lhe tornará o seu ambiente cada vez mais funcional. Comece a se perguntar coisas básicas como:

  • Quais eletrodomésticos eu quero ter na minha cozinha?

  • Qual o tamanho da geladeira/freezer que irá suprir a minha demanda de estocagem?

  • Eu consumo mais alimentos industrializados ou naturais?

  • Qual a forma de cozinhar mais comum na casa?

  • Como vou separar o lixo?

  • As refeições serão feitas na cozinha? Quais?

Layout – Disposição do mobiliário

“Procure manter uma relação triangular entre a pia, o fogão e o refrigerador. Se tiver de alongar uma perna do triângulo, procure fazê-lo entre o refrigerador e o fogão. Tendemos a utilizar mais a pia e o refrigerador enquanto preparamos as comidas e não enquanto as cozinhamos.”[if gte vml 1]><v:shapetype id="_x0000_t75" coordsize="21600,21600" o:spt="75" o:preferrelative="t" path="m@4@5l@4@11@9@11@9@5xe" filled="f" stroked="f"> <v:stroke joinstyle="miter"></v:stroke> <v:formulas> <v:f eqn="if lineDrawn pixelLineWidth 0"></v:f> <v:f eqn="sum @0 1 0"></v:f> <v:f eqn="sum 0 0 @1"></v:f> <v:f eqn="prod @2 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @0 0 1"></v:f> <v:f eqn="prod @6 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="sum @8 21600 0"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @10 21600 0"></v:f> </v:formulas> <v:path o:extrusionok="f" gradientshapeok="t" o:connecttype="rect"></v:path> <o:lock v:ext="edit" aspectratio="t"></o:lock> </v:shapetype><v:shape id="Imagem_x0020_17" o:spid="_x0000_s1026" type="#_x0000_t75" style='position:absolute;margin-left:.05pt;margin-top:.05pt;width:425.2pt; height:318.55pt;z-index:251671552;visibility:visible;mso-wrap-style:square; mso-width-percent:0;mso-height-percent:0;mso-wrap-distance-left:9pt; mso-wrap-distance-top:0;mso-wrap-distance-right:9pt; mso-wrap-distance-bottom:0;mso-position-horizontal:absolute; mso-position-horizontal-relative:text;mso-position-vertical:absolute; mso-position-vertical-relative:text;mso-width-percent:0;mso-height-percent:0; mso-width-relative:page;mso-height-relative:page'> <v:imagedata src="file:///C:\Users\lorema\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg" o:title=""></v:imagedata> <w:wrap type="square"></w:wrap> </v:shape><![endif][if !vml][endif]

Essa disposição triangular entre os três eletrodomésticos mais utilizados da cozinha tornam o espaço de circulação mais fluido já que diminui o deslocamento das pessoas dentro do ambiente. Infelizmente está cada vez mais difícil de proporcionar essa configuração nas cozinhas contemporâneas já que muitas vezes elas se apresentam estreitas como “cozinha linear” mas isso não impede que continue havendo uma boa divisão entre essas áreas. Nesse caso uma boa solução é centralizar a pia entre a geladeira e o fogão, deixando a pia mais próxima da geladeira quando for possível. Existem outras disposições que também são mais comuns nas residências brasileiras: a cozinha em “L”, a cozinha em “G”, a cozinha em “U”, a cozinha corredor e a cozinha com ilha.

Ergonomia e dimensionamentos básicos na cozinha

  • Passagem mínima para uma pessoa: 60cm

  • Passagem mínima para duas pessoas: 120cm

  • Distância mínima para uma pessoa agachar: 76cm

Altura da bancada: varia de 85 a 93 cm, dependendo da altura dos usuários. Existe uma tabela que orienta a altura da bancada em função da altura do usuário:

Altura da Pessoa (m) Altura do Tampo (cm)

1,50 - 1,60 78 - 90

1,60 - 1,70 83 - 95

1,70 - 1,80 90 -103

1,80 - 1,90 95 - 110

Eletrodomésticos e recursos tecnológicos nos utensílios de cozinha

Os eletrodomésticos que serão utilizados na cozinha são determinantes para o desenho da marcenaria e disposição das bancadas. Basicamente na cozinha utilizamos geladeira, freezer, coifa/ depurador, micro-ondas e fogão ou a conjunto forno elétrico e cooktop. O que determina a escolha desses aparelhos além, claro, da sua demanda é o seu orçamento e o seu gosto. Uma dica valiosa é tentar comprar todos com o mesmo acabamento.

A coifa Nuvola da Falmec é bem discreta e assemelha-se a uma luminária de embutir

Nesta cozinha a cor preta em todos os eletrodomésticos tornou mais discreto e elegante o conjunto da marcenaria

Aramados para armários

O uso de utensílios aramados e em inox para a cozinha além de facilitar a organização dos espaços internos torna o ambiente mais limpo visualmente. Hoje até a famosa lixeirinha da pia pode ser substituída por uma de embutir em inox na própria bancada. Além disso, existem vários modelos de lixeira que podem ser embutidas nos armários como também fruteiras, porta temperos e suportes para panos de prato.

A lixeira embutida na bancada deixa o ambiente mais organizado e limpo

Organizadores de parede para utensílios de cozinha são ótimas opções para cozinhas menores

Já existem as calhas úmidas, que permitem que escorredores de pratos e outros compartimentos fiquem embutidos na própria bancada.

Refeições e quantidade de pessoas

Conhecer bem a rotina da cozinha tendo noção de quais refeições serão feitas ali e quantas pessoas irão utilizar o espaço simultaneamente durante esses eventos é muito importante para o correto dimensionamento da mesa ou bancada para refeições no ambiente. Existem famílias que gostam da sala apenas para receber visitas ou assistir TV e preferem realizar todas as refeições na cozinha. Com certeza, essa cozinha além de mais elegante terá de ser maior para comportar uma mesa para refeições confortável para pelo menos quatro pessoas. Entretanto, a grande maioria utiliza a cozinha apenas para refeições rápidas como o lanche, o café da manhã ou a ceia, por exemplo. Se você usa a cozinha dessa forma basta dimensionar uma bancada considerando para cada pessoa uma largura mínima de 60cm.

Marcenaria

A marcenaria entra como forte elemento na composição estética da cozinha e às vezes apresenta a mesma cor das bancadas, o que torna o ambiente muito mais elegante. O ideal para uma marcenaria durável na cozinha é um MDF com uma boa espessura (procure escolher um com a espessura de pelo menos 25mm) pra suportar o peso armazenado no interior dos armários, além de uma boa resistência à umidade, o que torna o MDF naval o mais adequado. Claro que esse tipo de MDF possui um valor mais alto do que o comum, então se o seu orçamento for mais restrito e você não puder usar o MDF naval na cozinha inteira priorize os armários inferiores, pois esses estão em contato direto com a área molhada da cozinha e sofrem diretamente a ação da umidade. As portas em vidro Reflecta são as queridinhas do momento e trazem mais sofisticação para a cozinha. Geralmente utilizamos portas de vidro apenas nos armários superiores por conta do cuidado maior que essas exigem, já que nos armários inferiores a possibilidade de arranhões e trincos é infinitamente maior. Os puxadores podem variar, mas por conta do custo benefício e das opções variadas de cores no seu acabamento o puxador tipo “gola” tem sido intensamente utilizado.


Nesta cozinha as portas dos armários superiores em vidro reflecta champagne constrastam com os tons neutros escolhidos para as bancadas e a marcenaria

Neste projeto da arquiteta Vanja Maia foi utilizado o puxador gola na cor preta nos armários

Bancadas

Existe uma infinidade de opções para acabamentos de bancadas da cozinha, inclusive de cores que podem compor com a marcenaria ou com os revestimentos escolhidos. O ideal é ter bastante cuidado na hora de escolher o acabamento da sua bancada, pois mais importante do que ser bonito é apresentar uma boa resistência e durabilidade além de fácil manutenção, o que fará com que a sua cozinha permaneça bem conservada por mais tempo. Além disso, separar a área seca da área molhada numa bancada faz toda a diferença e facilita o trabalho.


Iluminação

A regra geral para a iluminação de uma cozinha é uma iluminação mais forte e uniforme em todo o ambiente, pois isso facilita não só o trabalho doméstico como também a limpeza do ambiente. A luz mais indicada é a de cor branca (com temperatura de cor que varia de 4000 a 6000K), mas isso não é regra. Como praticamente todas as cozinhas possuem armários superiores às bancadas, essas sofrem um pouco com a redução de iluminação em seu plano superior, o que pode ser facilmente resolvido com a instalação de uma fita de led embutida no fundo do armário superior. Além de deixar o ambiente mais bonito você terá uma bancada com uma iluminação direta muito melhor.


A iluminação com fita de led embutida nos armários superiores ilumina bem as bancadas deste apartamento.

Pontos elétricos

São muitos os utensílios eletrônicos que podemos ter na cozinha. Sanduicheira, liquidificador, multiprocessador, grelha elétrica batedeira são apenas alguns dos muitos equipamentos que podem nos auxiliar no preparo da comida. Por isso, é essencial colocar distribuir uma boa quantidade de tomadas ao longo de todo o ambiente e estar sempre atenta às especificações técnicas de cada equipamento que você pretende utilizar a fim de evitar o uso desnecessário de benjamins e possíveis gambiarras.


Revestimentos

As opções de revestimento para cozinha são muito diversas e podem variar muito em virtude de como a mesma é utilizada. As paredes não precisam ser necessariamente todas revestidas em pedras ou revestimentos se você não é do tipo que faz muita fritura. Basta revestir a parede onde estará a pia e pintar o restante. Azulejos e ladrilhos hidráulicos nas mais variadas cores e dimensões são ótimas escolhas, além dos porcelanatos com textura de pedra e dos revestimentos cerâmicos retificados que permitem a utilização de uma junta de acabamento bem discreta. Ainda assim se você não estiver satisfeito com o revestimento da sua cozinha e não tá podendo gastar muito, uma excelente opção é o azulejo adesivo.


Apesar de tradicionais as pastilhas existem em acabamentos variados e deixam o ambiente muito sofisticado. Projeto studioMAR por Lorena Valverde

O revestimento cerâmico da Pointer foi o escolhido para essa cozinha clean. Projeto studioMAR por Lorena Valverde

Azulejos da Vetro da linha carretel enfeitam a cozinha e fazem composição com a bancada preta. Projeto studioMAR por Lorena Valverde

Essa cozinha foi repaginada com azulejos adesivos da istick assentados sobre a cerâmica existente.Projeto studioMAR por Lorena Valverde


 
 
 

Comments


RECENT POSTS

ARCHIVE

+55 71 98821 8111

StudioMAR Arquitetura e Urbanismo

Rua Oito de Dezembro, 291, apto 202   

CEP: 40150-000

Graça-Salvador - BA

Fundado e criado por Lorena Faro Valverde, arquiteta e urbanista pela FAUFBA e Especialista em design de interiores pelo IPOG

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page